Wundt e o Associacionismo

 

Wundt é quem inicia o caminho que irá levar a Psicologia a atingir o estatuto de ciência. A concepção da Psicologia de Wundt era orientada pela Física. Wundt pretendia encontrar elementos e processos elementares e através deles pensava poder construir a alma como um todo.

Começa por definir o objecto de estudo o estudo da mente (ou consciência). O estudo faz-se ao nível do consciente do Homem pela análise de elementos simples da mente. O objectivo da Psicologia é o do estudo da experiencia consciente através da análise das suas estruturas. Os Estados mentais elementares como as sensações e imagens e emoções formam a estrutura do consciente que é directamente observável por meio da introspecção.

Para Wundt as operações mentais não eram mais do que a organização de sensações elementares, procurando relacioná-las com a estrutura do sistema nervoso. No seu laboratório, em Leipzing, vai procurar conhecer a forma como se relacionam e associam os elementos da consciência: é a concepção Associacionista dos comportamentos. Para atingir este objectivo o método que vai usar é a introspecção