Watson e o Behaviorismo
Watson criticava o estruturalismo e o funcionalismo queixando-se do facto de que o facto da consciência não podia ser testados e reproduzidos por todos os observadores treinados, pois dependiam das impressões e características de cada pessoa.
Watson sentiu que os psicólogos deviam estudar o comportamento e adoptar métodos objectivos. Em 1912 nasce o behaviorismo que dominou a psicologia americana por 30 anos. Pretendeu tornar a psicologia uma ciência aplicável aos animais e seres humanos, para tal tinha que se limitar a estudar os comportamentos observáveis (behavior em inglês) directa ou indirectamente. A psicologia podia então medir as respostas, utilizar o método experimental conseguindo um grau de objectividade superior ao método introspectivo.
Considera que o objectivo da psicologia é o estudo do comportamento de um organismo em interacção com o ambiente.
Os comportamentos constituem a Resposta (R- reacções físicas) de um indivíduo a um determinado estímulo (e- objecto exterior). A base do behaviorismo é que um estímulo provoca sempre a mesma resposta pelo que não só seria possível prevês os comportamentos mas também controlar a produção desses comportamentos.
A hereditariedade é ignorada e apenas se valoriza a influência social e ao estudar apenas o observável fica limitada no estudo dos processos cognitivos. Estes aspectos levam a críticas de Piaget no sentido de alterarem a fórmula de Watson, valorizando a personalidade
Fica agora um video sobre a Teoria de Watson acerca do Behaviorismo