Piaget e o Construtivismo
Centrou-se no desenvolvimento da inteligência infantil, procurando perceber o modo de construção do conhecimento humano dando origem à Epistemologia genética, um dos ramos da psicologia actual
Analisando erros cometidos por alunos da primária na realização de testes verificou que os erros eram semelhantes, obrigando-o a explicar o pensamento das crianças com qualidades diferentes do pensamento do adulto.
A sua questão: como é que o conhecimento humano é ampliado?
A sua resposta: o conhecimento é uma construção progressiva de estruturas lógicas que vão sendo suplantadas por outras estruturas lógicas mais complexas e mais poderosas até à idade adulta.
Assim a lógica infantil e os seus modos de pensar são inteiramente diferentes dos adultos.
Identifica quatro estádios de desenvolvimento intelectual com características qualitativas diferentes
· Sensório -motor
· Pré – operatório
· Operações concretas
· Operações formais
O ser humano deixa de ser considerado como um ser passivo passando a moldar o mundo em que vive. O conhecimento não é inato mas resulta da interacção com o meio.
Apresentamos agora um video sobre o desenvolvimento da inteligência infantil que nos mostra a "dificuldade" das crianças em ainda nao conseguirem ter a capacidade de percepcionar as coisas tais como elas são.